Nossa história
Com o objetivo de constituir uma escola de qualidade, em 2020, nasce a Smart Kids Educacional onde os primeiros alunos e famílias foram preenchendo o espaço o deixando ainda mais bonito e especial. Somaram-se também os esforços de um time que contribuiu para cada realização, colaboradores, educadores e parceiros, dos quais somos muito gratos.
Tal como ocorre no período da infância, vivenciamos muitas aprendizagens e crescimento ao longo destes anos, principalmente em relação à nossa Identidade, que nos marca, nos tornando únicos e singulares. Assim, num processo de busca e reflexão, nossa identidade foi fortalecida.
Reconhecemos a importância de um ciclo da vida para o desenvolvimento saudável em seus aspectos psíquico, socioemocional, motor e cognitivo. Reconhecemos as crianças como cidadãs do presente, criativas, repletas de capacidades, produtoras de cultura e protagonistas das suas aprendizagens. Asseguramos o direito ao brincar e a interação com os elementos da natureza como possibilidades para descobertas, pesquisas e relações.
A busca pela excelência reuniu infraestrutura, seleção profissional, tecnologia, amor, transparência, confiança e comprometimento!
Nossa Missão
Contribuir com excelência na formação da criança/adolescente, oferecendo uma educação que lhe possibilite desenvolver-se como ser humano e tornar-se um cidadão íntegro, competente, realizado, capaz de participar da produção de cultura, da construção da sociedade e da constituição de uma humanidade solidária e justa.
Nossa Visão
Ser uma referência em qualidade na sociedade/comunidade, pela excelência dos serviços educacionais prestados, alicerçados em qualidade, consistência, atualidade, acolhimento, humanismo e ética. Educar para transformar.
Nossos Valores
Compromisso
Ética e justa
Respeito
Competência
Humanização
Criatividade e Inovação
Responsabilidade
Solidariedade e Empatia
Família e Trabalho em equipe
Proposta Pedagógica
A partir de uma proposta sócio-interacionista, o nosso compromisso com a educaçãol é proporcionar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagem orientada de forma integrada que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis, de relações interpessoais, de estar com o outro em uma atitude básica de aceitação, respeito, confiança e, principalmente, proporcionar conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.
Espaço Físico Planejado
Nos dias atuais, é comum que a escolha da escola seja pautada apenas pela linha pedagógica ou por dicas de amigos. Mas a estrutura física é tão importante quanto a linha pedagógica.
Espaços físicos também são agentes educadores. Por detrás das cores dos nossos ambientes, há anos de pesquisa e de conhecimento pedagógicos envolvidos.
Uma estrutura bem planejada, implica diretamente no interesse e no bem-estar do aluno e um aluno interessado torna-se mais ativo e tem mais vontade de estar na escola. Isso reflete no seu desempenho e aprendizado.
Toda nossa estrutura foi construída com o propósito de poder atender, contribuir e oportunizar as experiências de aprendizagens. Um ambiente preparado para construção do conhecimento.
Venha nos fazer uma visita. Estaremos de braços abertos esperando por vocês!!
Ensino Infantil
O Ministério da Educação reafirmou que a data corte a ser observada em todo o território nacional é a definida nas Resoluções nº 1/2010 e 6/2010 e que todas as matriculas, a partir do ano letivo de 2019, serão realizadas considerando a data corte de 31 de março.
A prática pedagógica da Educação Infantil é orientada pela abordagem dos campos de experiências descritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em convergência com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Esses campos de experiências são transversados por dois eixos: Interações e o Brincar; a partir de situações pedagógicas a criança interage entre os pares, é orientada por um código de conduta de convivência social construindo todo o seu conhecimento a partir das brincadeiras.
A prática educativa reúne diferentes linguagens e temas que norteiam o planejamento das atividades da rotina escolar possibilitando o diálogo entre os campos de experiências. Esses campos se articulam de diferentes maneiras com o universo lúdico da criança e, do mesmo modo, com seus interesses e possibilidades.
Traz como diferencial o tratamento personalizado. Aqui nesse espaço, cada criança é vista na sua singularidade e desafiada a desenvolver capacidades/habilidades sociais essenciais para a convivência na vida coletiva.
A organização didática prioriza os projetos interdisciplinares, dialoga com os campos de experiências, promove a aprendizagem mediada pelas brincadeiras e as interações como ações intencionais para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças.
A vivência pedagógica dos pequenos aprendizes é costurada por muitas descobertas, aventuras e desafios que levam ao desenvolvimento da autonomia para pequenas tarefas e modelos de organização da rotina e estruturação de capacidades para a continuidade dos processos de aprendizagens. Nessa experiência contamos com a família, nossa principal parceira.
Ensino Fundamental I
A Proposta Pedagógica para o Ensino Fundamental anos iniciais, tem o objetivo de trazer para o centro do processo de aprendizagem, o estudante, com a ação protagonista de construir a sua aprendizagem, mediado e incentivado pelo acompanhamento do professor. A Ação pedagógica é orientada pelo desenvolvimento das habilidades e competências, conforme preconiza a BNCC- Base Nacional Comum Curricular.
Nesse segmento, as práticas oferecem uma base sólida para a educação dos estudantes, tendo como foco o desenvolvimento pessoal, social e intelectual. Nesse segmento, são trabalhados o autoconhecimento e o conhecimento do outro, além do envolvimento em atividades lúdicas.
Apostamos na construção de um projeto educacional de excelência, assumimos as concepções teóricas contemporâneas, sem, no entanto, abandonar alguns legados deixados pelas teorias pedagógicas tradicionais, tais como: a valorização da organização, da metodologia, da didática, do planejamento, da avaliação e formação de hábitos.
No Ensino Fundamental anos iniciais, promovemos a articulação entre as diversas áreas do conhecimento que funciona como um ponto de partida para explorar outras fontes e tecnologias que contribuam para o processo de aprendizagem e para a construção de uma consciência pessoal, social e emocional, essenciais para o exercício pleno da cidadania.
Berçário
Nosso berçário foi projetado para oferecer qualidade, conforto e segurança. Além de muito acolhimento, pois possuímos uma equipe especializada nos cuidados e estimulação dos bebês.
Priorizamos o relacionamento humano entre a equipe e a família e entre os pais e as crianças.
Com atividades lúdicas, cheias de contexto, criativas e desafiadoras levando-se em conta o momento de desenvolvimento do grupo, assim como motivações individuais.
A partir dessa idade, a criança se sente desafiada a se fazer entender pela fala e se esforça para aumentar o repertório de palavras a cada dia. Progressos na comunicação indicam capacidade intelectual e de aprendizagem. Diariamente estimulamos a coordenação motora e socialização.
Cozinha Experimental
Cozinhar na infância é muito mais do que só diversão! Além de desenvolver hábitos saudáveis nos pequenos, a cozinha experimental com crianças estimula uma série de competências e habilidades enriquecedoras de forma extremamente lúdica. Afinal, aprender sobre os números, as cores e os tamanhos ficam bem mais divertidos com a mão na massa. Com isso em mente, várias escolas têm incluído no currículo aula de Cozinha Experimental nas aulas iniciais.
Teatro
O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação e nas aulas de educação física. Ele permite ao aluno uma enorme (gama) de aprendizado podendo citar como exemplos, a socialização, a criatividade, a coordenação, a memorização, o vocabulário e muitos outros. Através do teatro, o professor pode perceber traços da personalidade do aluno, seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento e essa situação permite ao educador, o melhor direcionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico.
Música
Um dos principais aspectos que a música representa no processo de ensino-aprendizagem é o estímulo ao uso dos sentidos pelo aluno. Qualquer experiência musical, independentemente do estilo e dos instrumentos utilizados, promove maior habilidade de observação, localização, compreensão, descrição e representação em quem toca e quem ouve. Para o aluno, essas habilidades serão aplicadas não apenas no desenvolvimento das próprias aptidões musicais no futuro, como também no aprendizado de outras disciplinas.
Natação
O ensino lúdico da natação propõe a utilização me o incentivo do brincar, imaginar, cantar em prol do aprendizado e da formação do conhecimento. Através das atividades com brincadeiras, os alunos aprendem enquanto brincam e se divertem, o que torna o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor muito mais espontâneo e fácil.
Libras
A comunidade surda compartilha hábitos, costumes e ideais próprios, compondo assim um povo. São pessoas com língua e cultura próprias, portanto, ao aprender Libras, um novo universo se abre. O ensino de libras é uma forma de tornar a escola mais inclusiva, mas também é essencial para melhorar a interação entre crianças surdas e ouvintes. Essa, inclusive, é uma das formas mais eficientes de tornar o futuro um lugar mais inclusivo para a comunidade surda.
Inglês Diário
Tudo que se faz de maneira frequente, com o tempo, se torna um hábito. Seguindo essa premissa, o contato diário com o inglês contribui para que esse aprendizado se torne parte da vida do aluno e deixe de ser algo obrigatório. O treino é uma das melhores formas de automatizar, até que tudo pareça mais fácil e as palavras façam sentido nas músicas, textos e diálogos.